terça-feira, 4 de novembro de 2014

Remédios emagrecedores e suplementos, por quê?

   Na busca pelo corpo perfeito, duas alternativas bem procuradas são o uso de remédios para emagrecer e o uso de suplementos para ganho de massa muscular. No ínicio tudo parece bem tranquilo já que o método é bem comum, mas não é bem assim, suplementos e remédios emagrecedores podem trazer vários riscos a saúde.
  O risco já começa quando a pessoa se automedica, uma prática bem comum já que normalmente remédios para emagrecer e suplementos são tomados por indicação de algum conhecido que fez uso e gostou, porém as pessoas se esquecem que cada organismo é diferente e o remédio que fez bem para um não necessariamente fará bem para o outro, o uso de um medicamento ou suplemento tem que ter o acompanhamento de um medico e nutricionista. Os três tipos mais comuns de remédios emagrecedores são os anorexígenos que inibem o apetite e contém anfetamina, sacietógenos que atuam na estimulação da sensação de saciedade e podem aumentar os gastos energéticos, e os inibidores de absorção que atuam na inibição da absorção intestinal de parte da gordura ingerida. Os medicamentos são indicados apenas a pessoas com no mínimo nível de obesidade leve e que fizeram reeducação alimentar e fazem atividades físicas porém não conseguem obter resultados significativos. Os remédios emagrecedores podem causar sérias consequências como, taquicardia, insônia e depressão, no caso dos anorexígenos e sacietógenos, além de ansiedade nos anorexígenos, também causam diarreia e anemia no caso dos inibidores de absorção, há casos em que esses remédios causaram dependência física e(ou) psicológica além de morte.
   Os suplementos alimentares existem para complementar a alimentação quando ela deixa de fornecer a quantidade suficiente de nutrientes, ou seja, se você se alimenta corretamente e toma suplementos alimentares está jogando dinheiro no lixo, pois todos os nutrientes que o corpo não necessita são liberados junto com a urina e fezes, mas pode acontecer que pessoas que fazem atividades físicas regulares tenham esse problema. Além de suprir possíveis carências da dieta, os suplementos alimentares apresentam bons resultados no ganho de massa muscular. Um suplemento só pode ser indicado por um médico ou nutricionista especialista e pode ter consequencias como o aumenta dos níveis de açúcar no sangue, arritmia cardíaca, distúrbios renais, aumento de gordura, dependência física e(ou) psicológica além de levar ao uso de anabolizantes.
   Por que fazer o uso de remédios emagrecedores e suplementação? Com atividade física regular e correta e alimentação balanceada não é necessário nada disso, pense se vale a pena passar por todos os riscos para conseguir um resultado rápido de um corpo “na moda”. Questione, pesquise os prós e os contras, procure um médico e faça uma escola consciente, não seja “Maria vai com as outras” pois as vezes as “outras” são apenas “Marias”.


Por: Danielle Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário