terça-feira, 4 de novembro de 2014

Pare de tentar ser o photoshop

  A busca pela perfeição é um drama vivido diariamente por homens e mulheres que se inspiram em artistas montados pela mídia. A beleza mostrada pelas tvs e revistas rebaixa a estima de qualquer pessoa normal impondo padrões de mulheres e homens extremamente magros ou extremamente malhados que na realidade só existem graças ao photoshop. A ignorância do ser humano e a necessidade de não ser discriminado pela sociedade leva as pessoas ao ridículo prejudicando a saúde e levando mulheres e homens a doenças mentais.

   O culto ao corpo só existe graças ao capitalismo que faz com que as marcas, que só querem vender, imponham um padrão de beleza que existe apenas no computador. As pessoas, com a convicção de que só serão admiradas se alcançarem a tal falsa perfeição investem alta quantidade de dinheiro em remédios, plásticas, tratamentos de beleza e acabam esquecendo da saúde. Como a perfeiçao não existe, as pessoas nunca estarão satisfeitas com o seu físico, com isso as empresas e clinicas de beleza e estética só vão enriquecendo, tornando as pessoas bonecos por fora e podres por dentro.

  Tanta busca pelo inexistente causa sérios danos a saúde das pessoas, tornando comuns doenças como a anorexia em mulheres, e a vigorexia, em homens. As duas doenças são transtornos dismórficos e a pessoa doente não consegue perceber o problema, na anorexia por mais magra que seja a mulher ela se enxerga gorda, ou seja, para de comer corretamente e se esforça excessivamente fazendo exercícios físicos oque causa desmaios constantes e tem graves consequências, a anorexia é a segunda doença mental que mais mata no mundo. A vigorexia é a doença mental onde o homem se enxerga muito magro, não importa o quanto ele se esforce na academia, não importa se ele não consegue passar pela porta da sua casa, não importa se ele usa roupas tamanho XG, o homem sempre se enxerga magro. Na vigorexia o homem acaba apelando para anabolizantes, ADE, implante de silicone em todas as partes do corpo e até alternativas como o uso de insulina, assim como a anorexia a vigorexia leva a morte.

  Os padrões perfeitos já geraram muitas mortes e doenças, com isso, muitas pessoas que passaram por “problemas de beleza” decidiram parar de buscar o utópico e resolveram estar satisfeitas com si mesmas e principalmente saudáveis. Exemplos disso são as modelos plus size, são mulheres que estão acima do peso e não se incomodam com isso, pelo contrário, se admiram e fazem campanhas para que as pessoas se aceitem como elas são. Apesar de gordinhas, as modelos plus size tem que estar sempre com boa saúde mostrando que seu físico exterior não expressa bem estar, muitas pessoas não sabem disso e ridicularizam as modelos “gordinhas” como aconteceu com a miss plus size Aline Zattar que foi insultada em um site de relacionamento por internautas que postavam comentários como “Puro Colesterol”, a modelo respondeu as criticas postando uma foto de seu exame de sangue que comprova que apesar dos quilinhos a mais a modelo esta com saúde para dar e vender!

  As pessoas precisam parar de se espelhar em imagens criadas por computadores e pela mídia e começar buscar a superar a si próprios, buscar sempre melhorar com base em si mesmos, se amarem e parar de ficar jogando dinheiro fora e enriquecendo a indústria da beleza, buscando algo inexistente que os coloca na condição de escravo. Antes de sermos perfeitos por fora temos que ao menos ser melhores por dentro.




Por: Clarissa Fernanda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário